Artigos
Soluções criativas para sua empresa: Desenvolvimento de Produto.
10/JUN/2019
Soluções criativas para sua empresa: Desenvolvimento de Produto.
Já pensou em inovar e fazer seu produto ser relevante no mercado? A fim de se adequar ao mercado moderno e suas exigências, algumas empresas optam pelo método PDP (Processo de Desenvolvimento de Produto). Atualizar e buscar um diferencial com o intuito de transformar produtos obsoletos é essencial para manter a sobrevivência da empresa. Esse procedimento qualifica e gera várias vantagens, tais como: desenvolver produtos atuais aumentar a qualidade do produto aumentar o ciclo de vida do produto maior aceitação do cliente Por consequência da globalização e o ideal de modernidade líquida, as empresas precisam reinventar seus produtos para que estes acompanhem a evolução do mundo.  Com a intenção que sua companhia se desenvolva e crie competitividade, é de extrema importância que entendam a demanda seus clientes e sejam capazes de introduzir produtos com características tecnológicas e de boa qualidade, mas que ao mesmo tempo tenha conectividade com sua cultura. Tal prática requer grandes análises, como o estudo do ciclo de vida do produto, reconhecimento situação financeira atual e outras várias práticas mercadológicas. Portanto, as análises de mercado devem ser tratadas como intrínsecas, no que tange o Processo de Desenvolvimento, pois ela possibilita a correção de gaps nos produtos em qualquer fase do procedimento. O QUE É P&D (PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO)? É um conjunto de ações que tem como objetivo a inovação de um produto e a melhor entrega possível que atenda a necessidade do cliente. É utilizado por empresas que querem se manter sólidas no mercado ou se consolidarem. Para isto, tais conglomerados percorrem por um caminho em busca da inovação tecnológica. Este caminho pode ser dificultoso se não estive uma equipe capacitada para tal. As empresas devem possuir alguns recursos: pessoas, infraestrutura, máquinas, computadores, software, e o mais importante, mestres, doutores e engenheiros especializados. COMO É REALIZADO O PROCESSO? O Processo de Desenvolvimento pode ser compreendido em três etapas. São elas: pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento. É imprescindível que o trabalho realizado para cumpri-las seja de grande aptidão ou isso acarretará em consequências desastrosas. Para que o processo ocorra de modo adequado, existem algumas formas para auxiliá-lo: Ciclo de vida; Matriz BCG; Matriz Ansoff; O ciclo de vida do produto abrange a estratégia do procedimento. Ao analisar o ciclo, torna-se mais clara qual plano deve ser t...
Qual o papel da ecoeficiência na sua empresa?
10/JUN/2019
Qual o papel da ecoeficiência na sua empresa?
Dentro do atual contexto mundial em que as empresas estão inseridas, o conceito de desenvolvimento sustentável não pode ser tratado como apenas uma pauta a ser esquecida. Tendo isso em vista, as várias revoluções que ocorrem cada vez em menores espaços de tempo trazem consigo diversos pensamentos relacionados aos impactos da sociedade no meio ambiente e quais serão implicações no futuro. Desse modo, para se atingir o desenvolvimento sustentável uma de suas grandes atitudes vem através da ecoeficiência. A aplicação de uma produção mais limpa dentro dos processos industriais visa a melhoria da utilização das matérias-primas e um maior controle sobre resíduos gerados, diante desse conceito, apresentam-se dois métodos de controle para com os resíduos, os quais, se relacionam ao interior e ao exterior da fábrica, sendo eles a minimização dos compostos que sobram e a reutilização das emissões do processo. Mas afinal, o que é ecoeficiência? Ecoeficiência é a relação de produção de serviços e bens sustentáveis em grande escala de modo que seus preços sejam competitivos em relação ao mercado. Essa definição engloba diversas medidas que podem ser tomadas, pois essa otimização da produção vem de certificações ambientais até o eixo de desenvolvimento de produtos, como a troca de um composto na etapa de fabricação. Os níveis inseridos nas etapas da produção mais limpa. Os níveis para a redução de resíduos se referem a maneira que o processo naquela parte da produção irá trabalhar com os compostos. Como citado no parágrafo acima, na primeira etapa, há dois níveis de redução, sendo o nível 1 ligado a redução diretamente na fonte, de modo que, nesse nível ocorrem modificações no processo e no produto como a substituição de uma matéria-prima e da tecnologia utilizada. Ainda nessa etapa, o nível 2 tem o papel da reciclagem interna que ocorre em exemplos como o tratamento e reutilização da água dentro da própria indústria. Por outro lado, na etapa de reutilização das emissões do processo, no nível 3 está alocada a reciclagem externa, que se trata de certas emissões que a indústria não pode lidar e se recicla externamente a sua produção ou necessita de terceiros para o tratamento. Ainda no nível 3 se encontra os chamados “ciclos biogeoquímicos” que se referem a processos naturais de reciclag...
ISO 9001 e a excelência em gestão da qualidade
26/MAI/2019
ISO 9001 e a excelência em gestão da qualidade
Grande parte das empresas hoje em dia não possui uma padronização de seus processos e um controle mais rígido sobre a qualidade de seus produtos e serviços. Esta situação pode gerar vários problemas para estas empresas e, inclusive, gerar grande insatisfação em seus consumidores, que muitas vezes deixam de consumir seus produtos e influenciam outros a não consumirem também. ISO 9001 Porém, padronizar seus processos e implementar uma gestão de qualidade em sua empresa não é uma tarefa fácil. Sem alguém para te ajudar ou algum “passo a passo” que guie a implementação e sirva como base para dizer o quão bom você está, esta tarefa parece ser impossível. Para isso, existem diversas normas e padronizações que te ajudam a implementar um processo de otimização em sua empresa e a atingir a qualidade esperada por você e por seus clientes. Um destes conjuntos de normas e, inclusive, o mais conhecido e adotado mundialmente por empresas de sucesso é a ISO 9001. É sobre ela que falaremos, a fim de te ajudar a entender o que ela é, como ela funciona e por quê você deveria implementá-la em sua empresa o quanto antes. O que é a ISO 9001? A ISO 9001, desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO) em 1964, é, basicamente, um conjunto de normas que visa a padronização de produtos e serviços e a implementação de uma gestão da qualidade. A empresa que escolhe adotar esse conjunto de normas conta com várias responsabilidades a fim de que a otimização de seus processos seja garantida, além da maior agilidade no desenvolvimento de produtos e uma produção mais rápida e eficiente. Além do mais, não há qualquer pré-requerimento para que a implementação da ISO 9001 possa ser feita em sua empresa. Independente do tamanho, do faturamento, do tipo de produto ou serviço oferecido, não ha nada que impeça você de começar ainda hoje a investir na adequação de sua empresa á esse conjunto de normas e marchar rumo á uma gestão de qualidade e padronização de processos eficientes. Para que a ISO 9001 existe? A ISO 9001 existe justamente para que empresas tenham uma base a seguir quando se fala de padronização de processos e implementação de uma gestão de qualidade efetiva. Além do mais, se a empresa possui o selo de adequação à ISO 9001, o cliente pode ter certeza que o produto ou serviço será entregue como o esperado e que suas expectativas serão atendidas. Basicamente, ela serve como base para que sua emp...
Afinal, o que é a CONSEQ?
15/FEV/2019
Afinal, o que é a CONSEQ?
A CONSEQ surgiu do ideal de trazer aos alunos uma visão da prática da Engenharia Química, um diferencial àqueles que passem pela empresa, formando, com isso, profissionais que sejam agentes transformadores da sociedade e do país.   A história da CONSEQ traz consigo a busca pelo impacto no nosso Brasil e, hoje, mais ainda: um impacto baseado no aprendizado compartilhado em rede, na rede de empresários juniores de todo o Brasil, e impacto no ecossistema, englobando a universidade, o mercado e o país. Criando, assim, uma rede forte de estudantes inconformados e dispostos a melhorar o cenário atual do nosso meio.   Estamos constantemente em busca de trazer o impacto para a universidade, promovendo a cultura empreendedora para o mercado através da realização de projetos de impacto que atendam empresas de todos os portes e lhes tragam um maior potencial competitivo dentro do mercado. Por fim, buscamos a nível nacional entregar pessoas e profissionais com capacidade de transformar a realidade que vivemos hoje em dia. Mas afinal, quem somos? Somos uma Empresa Júnior formada por pessoas apaixonadas pelo nosso trabalho, que buscam impactar cada vez mais o mercado e se desenvolver trazendo consigo aqueles à sua volta. Essa paixão é justamente o que nos torna únicos e forma o DNA da empresa, transmitido não só aos seus membros como a todos que têm contato com ela. Essa paixão nos motiva! Buscamos trazer inovação para os setores mais diversos do mercado, e o principal: tratar nosso cliente com empatia e enxergá-lo como pessoa e não apenas como consumidor dos nossos serviços, trazendo mais humanização para o mercado. E qual é nossa missão? Acreditamos que fazendo projetos de impacto juntamente com a vivência empresarial e todo o contato com o Movimento Empresa Júnior seremos capazes de formar agentes transformadores da sociedade, capazes de mudar a realidade que vivemos hoje. Por isso, nossa missão é formar agentes transformadores da sociedade, alinhando o meio acadêmico com a vivência empresarial. O que nos faz ser quem somos? Quais os nossos mandamentos e como é nossa cultura? Somos diferenciados por causa da nossa cultura, que é um guia para o nosso comportamento. E também temos um propósito muito claro em nós, que nos motiva a acordar todos os dias, ser a melhor versão de nós mesmos continuando inconformados com a nossa situação e lutando pelo impacto econômico através de soluções sustentáveis. Nosso jeito de ser se resume em alguns mandamentos: HONRARÁS SUA HISTÓRIA E APRENDERÁS COM SEU PASSADO Temos 11 anos de história, somos tradi&cced...
Como ter um desenvolvimento econômico sustentável e competitivo
21/NOV/2018
Como ter um desenvolvimento econômico sustentável e competitivo
Já pensou em conciliar o desenvolvimento econômico, com a preservação ambiental, por meio da aplicação de tecnologias limpas, alicerçadas no conceito de prevenção à poluição, tornando sua empresa ou estabelecimento ecoeficientes, com a geração de benefícios para você e o meio ambiente? É com essa ideia que podemos pensar em planejamentos amparados por três pilares: econômico, social e ambiental, onde é esta harmonia que garantirá o sucesso. Há uma estratégia aplicada à Gestão Ambiental, a Produção Mais Limpa que, segundo a UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) “consiste na aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, que visa evitar a geração, minimizar ou reciclar os resíduos gerados pelos processos produtivos, com a finalidade de aumentar a eficiência na utilização das matérias-primas, água e energia e de reduzir os riscos para as pessoas e para o meio ambiente”. Essa ferramenta surgiu como uma forma eficaz de promover o desenvolvimento sustentável, onde, suas vantagens e benefícios que podem ser alcançados para sua empresa, seus colaboradores, o meio ambiente e a sociedade em geral são vários, dentre os quais podemos destacar alguns: - Redução e reuso de resíduos gerados; - Redução de desperdícios; - Diminuição dos riscos de acidentes ambientais; - Redução dos custos de produção e aumento da eficiência e competitividade; - Melhoria nas condições de saúde e segurança do colaborador; - Importante melhoria da imagem da empresa perante os órgãos ambientais, consumidores, fornecedores e a comunidade.   Portanto, ao optar pela adoção de processos produtivos mais limpos e conscientes, pode-se conquistar uma série de outros benefícios e vantagens. Essas vantagens competitivas sustentáveis são conquistadas através de uma série de ações bem planejadas onde visa a redução dos custos e a minimização do desperdício de matéria-prima e recursos naturais, ações que naturalmente contribuem para o aumento da lucratividade e adequação dos preços no mercado.
Como se destacar no mercado em meio a gigantes?
19/NOV/2018
Como se destacar no mercado em meio a gigantes?
Você já deve ter percebido na crescente velocidade com que as informações chegam até você. Indiferente do mercado, os negócios estão em constantes mudanças. Para se adaptar e garantir a inserção da sua empresa no mercado de trabalho, faz-se necessário inovar. "Investir em inovação vale a pena. As empresas que inovam passam a controlar melhor seus gastos, possuindo indicadores para melhoria na gestão de projetos. Além disso, passam a oferecer ao mercado produtos e serviços mais inovadores, atualizados e de melhor qualidade, o que atrai sempre mais clientes" - ABGi, consultoria em inovação. Já ouviu falar em DNP? O Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP) é uma metodologia estratégica voltada à inovação que sustentam as empresas principalmente as pequenas e médias no mercado. Se bem sucedida, pode até criar novos mercados. Décadas atrás, o desenvolvimento de novos produtos era restringido à universidades, institutos de pesquisas, fornecedores e usuários e era exclusivo da área de Pesquisa e Desenvolvimentos (P&D) que fazia toda a pesquisa de mercado para levantar a real necessidade dos clientes. Mas agora, para desenvolver um novo produto, não se trata diretamente em quanto investimento você faz em pesquisa e desenvolvimento, mas em garantir uma visão inovadora na sua empresa. Essa demanda não vem mais apenas de parte dos colaboradores, mas da interação entre todos os setores da empresa e de fontes externas. Um exemplo de inovação é a Feito Brasil em Mandaguaçu-PR, única empresa brasileira pertencente ao grupo Sephora, a maior rede de produtos de beleza do mundo. Sua criação de sabonetes em formato de insetos com uma faca inusitada e efeito luminoso, levou ao prêmio Abre2018 (Congresso Brasileiro de Embalagem). Com visão de diversidade, sustentabilidade, veganismo, produção artesanal e consumo consciente, a Feito Brasil cumpriu as demandas do mercado. Logo, para inserir sua empresa como diferencial nessa gigante disputa de mercado, inovar é o caminho de maior destaque. Esse caminho pode ser por meio da metodologia DNP a qual é dividida em etapas definidas para direcionar o bom investimento no gerenciamento dos seus projetos.

23 registros em 4 páginas
Facebook
CONSEQ - Consultoria e Soluções em Engenharia Química Júnior
Campus Sede da Universidade Estadual de Maringá - Bloco 127 - Sala 03 Maringá-PR
Telefone: 44-3011-4263 / Email: marketing@conseqconsultoria.com.br
Nexus Design