Artigos
  
Captação de água da chuva: solução para trazer economia em prédios
07.jun.2018 [qui]
Captação de água da chuva: solução para trazer economia em prédios

Sistemas de captação de água em prédios conseguem reduzir o consumo de água e gerar uma economia significativa em até 40%.

Por ser uma forma muito viável e fácil, cada vez mais condomínios optam por instalar sistemas de captação para lavagem de garagem e áreas comuns, irrigação de jardins, reservas de proteção contra incêndio, lavagem de carros, descargas em vasos sanitários e inúmeros outros fins não potáveis. Além disso, o tempo de retorno de investimento é pequeno, bem como o valor de investimento inicial se compararmos, por exemplo, ao investimento em outras soluções sustentáveis como painéis solares.

Você ainda deve estar pensando como implantar um sistema assim num condomínio já construído, não é? Bom, é mais fácil do que se imagina.

1. Definir onde a água vai ser usada

Primeiro, é importante você saber onde vai utilizar a água captada, a partir daí é possível ver o melhor lugar para colocar toda a tubulação e a cisterna. Dependendo do uso, como para regar o jardim com mangueiras, é preciso a instalação de uma bomba e, por isso, o uso da água é a primeira coisa a ser definida, é o que vai guiar toda a instalação e dimensionamento de tamanhos de cisternas e canaletas.

2. Planejar o volume de água

Sabendo onde a água vai ser usada, é preciso saber o volume de água necessário para atender a sua necessidade, assim é possível calcular o tamanho ideal de todos os materiais para que, conforme o regime de chuvas do local, o sistema tenha a maior eficiência e consiga realmente atender sua necessidade.

Um sistema de captação dessa forma consegue aproveitar a estrutura do condomínio, sem ter que fazer grandes modificações, com um baixo investimento que gera ganhos significativos, além de contribuir com a natureza e gerar muita economia. A contribuição é tão significativa que em São Paulo há vários projetos de lei que visam dar benefícios para a população que busca uma moradia mais verde, como em Guarulhos, onde casas com sistemas de captação e reuso têm desconto de 5% no valor do IPTU.

Quer saber um pouco mais sobre como economizar água? Acesse nosso artigo sobre dicas de economia de água!

 

Fonte: Rebecca Okubo Dias

Facebook
CONSEQ - Consultoria e Soluções em Engenharia Química Júnior
Campus Sede da Universidade Estadual de Maringá - Bloco 127 - Sala 03 Maringá-PR
Telefone: 44-3011-4263 / Email: marketing@conseqconsultoria.com.br
Nexus Design