Artigos
  
Como ter um diferencial frente aos desafios das mudanças no cenário global
31.out.2018 [qua]
Como ter um diferencial frente aos desafios das mudanças no cenário global

Os ODS da ONU podem ser uma alternativa para manter sua empresa competitiva com o aumento da valorização do desenvolvimento sustentável e da economia verde.

Em setembro de 2015, 193 Estados-membros da ONU decidiram tomar medidas para construir um mundo mais sustentável e com oportunidades para todos. Trata-se dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS, como são mundialmente conhecidos e definem as prioridades mundiais em prol do Desenvolvimento Sustentável, visando mobilizar os esforços universais ao redor de uma série comum de desafios e iniciativas em busca por um mundo melhor e menos desigual, considerando os limites do planeta.

Agora, você deve estar imaginando: Mas o que isso tem a ver com a minha empresa?

Bom, a princípio, os ODS parecem um instrumento de inspiração para as pessoas, mas fazem parte de algo muito maior e são um resumo dos desafios que foram criados devido ao crescimento econômico e populacional, avanço tecnológico que ocorreram no século XX. Dessa forma, eles desenham um cenário levando em conta as transformações ocorridas e que irão acontecer nos próximos 20, 30 anos.

O modelo de exploração ilimitada dos recursos do planeta que temos hoje, muito provavelmente não continuará nas próximas gerações e as empresas deverão se adequar a essa nova realidade tão próxima, adotando uma cultura que assegure padrões de produção e consumo sustentáveis, ou seja, adotar uma produção mais eficiente e que consuma menos recursos. Essa grande mudança pode parecer um preço muito alto a se pagar, mas, ao que tudo indica, fará a diferença entre prosperar nas próximas décadas ou apenas sobreviver (ou ainda nem isso)

Os ODS já estão tão presentes que o Prêmio ÉPOCA Empresa Verde desde 2016 traz uma categoria relacionada aos efeitos positivos no assunto Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e empresas como Coca-Cola, Vivo e Fiat Chrysler Automóveis Brasil acreditam no potencial das empresas de trazerem inovação tecnológica e desenvolverem produtos e serviços que possam trazer grande impacto nesse contexto.


E pra mostrar que é realmente possível adotar os ODS nas ações da empresa e tirar muitos frutos disso, vamos falar um pouco da Natura. A Natura venceu o Prêmio em 2016 desenvolvendo cosméticos  a partir do fruto da ucuuba, árvore da Amazônia ameaçada de extinção (ela vem sendo derrubada para fazer palito de churrasco). Assim, a árvore passa a valer mais viva do que morta e além de preservar a biodiversidade, a inovação ajuda a reduzir a pobreza na região, reduzir desigualdades e gerar empregos, atingindo vários itens dos ODS.


Trazendo para a nossa realidade, a CONSEQ hoje está se comprometendo também cada vez mais a atingir determinados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável tanto em pequenas ações como em projetos como Captação de Água da Chuva, Neutralização, Gerenciamento de Resíduos, Licenciamento Ambiental e também com as Estações de Tratamento de Efluentes e Biodigestores.

Conheça mais sobre os nossos projetos aqui!

 

Fonte: Rebecca Okubo

Facebook
CONSEQ - Consultoria e Soluções em Engenharia Química Júnior
Campus Sede da Universidade Estadual de Maringá - Bloco 127 - Sala 03 Maringá-PR
Telefone: 44-3011-4263 / Email: marketing@conseqconsultoria.com.br
Nexus Design