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ISO 9001 e a excelência em gestão da qualidade
26.mai.2019 [dom]
ISO 9001 e a excelência em gestão da qualidade

Como garantir qualidade e segurança a seus clientes

Grande parte das empresas hoje em dia não possui uma padronização de seus processos e um controle mais rígido sobre a qualidade de seus produtos e serviços. Esta situação pode gerar vários problemas para estas empresas e, inclusive, gerar grande insatisfação em seus consumidores, que muitas vezes deixam de consumir seus produtos e influenciam outros a não consumirem também. ISO 9001
Porém, padronizar seus processos e implementar uma gestão de qualidade em sua empresa não é uma tarefa fácil. Sem alguém para te ajudar ou algum “passo a passo” que guie a implementação e sirva como base para dizer o quão bom você está, esta tarefa parece ser impossível. Para isso, existem diversas normas e padronizações que te ajudam a implementar um processo de otimização em sua empresa e a atingir a qualidade esperada por você e por seus clientes.
Um destes conjuntos de normas e, inclusive, o mais conhecido e adotado mundialmente por empresas de sucesso é a ISO 9001. É sobre ela que falaremos, a fim de te ajudar a entender o que ela é, como ela funciona e por quê você deveria implementá-la em sua empresa o quanto antes.
O que é a ISO 9001?
A ISO 9001, desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO) em 1964, é, basicamente, um conjunto de normas que visa a padronização de produtos e serviços e a implementação de uma gestão da qualidade. A empresa que escolhe adotar esse conjunto de normas conta com várias responsabilidades a fim de que a otimização de seus processos seja garantida, além da maior agilidade no desenvolvimento de produtos e uma produção mais rápida e eficiente.
Além do mais, não há qualquer pré-requerimento para que a implementação da ISO 9001 possa ser feita em sua empresa. Independente do tamanho, do faturamento, do tipo de produto ou serviço oferecido, não ha nada que impeça você de começar ainda hoje a investir na adequação de sua empresa á esse conjunto de normas e marchar rumo á uma gestão de qualidade e padronização de processos eficientes.
Para que a ISO 9001 existe?
A ISO 9001 existe justamente para que empresas tenham uma base a seguir quando se fala de padronização de processos e implementação de uma gestão de qualidade efetiva. Além do mais, se a empresa possui o selo de adequação à ISO 9001, o cliente pode ter certeza que o produto ou serviço será entregue como o esperado e que suas expectativas serão atendidas.
Basicamente, ela serve como base para que sua empresa se adeque aos padrões esperados pela sociedade. E esta adequação ao sistema ocorre quando sabemos o contexto que nossa empresa está inserida, os riscos que nos afetam, o desempenho e a efetividade de nosso processo, asseguramos a melhoria contínua e garantimos a satisfação dos clientes.
Quais as vantagens de implantar a ISO 9001 em minha empresa?
Ao implementar a ISO 9001 em sua empresa e obter a certificação de que sua empresa se adequa á esse conjunto de normas, várias vantagens podem ser percebidas, entre elas estão:

  • Aumento da confiabilidade de seus clientes em sua empresa, afinal, ela está adequada á um sistema de qualidade rígido e reconhecido mundialmente.
  • Produção mais ágil e inteligente, diminuindo atrasos e perdas desnecessárias durante e após a produção.
  • Aumento da satisfação geral de seus clientes com seu negócio.
  • Aumento do reconhecimento de sua marca, afinal, não são todas que conseguem se adequar à ISO 9001 e atender aos seus clientes de forma efetiva.
  • Melhoria da imagem da empresa, já que as reclamações sobre ela e seus produto ou serviço serão praticamente nulas.
  • Aumento da produtividade, já que a produção será mais ágil e otimizada.
Os benefícios citados acima são apenas alguns, dos inúmeros, que podem ser observados em empresas que, após esta implementação, se tornaram referência em seu ramo e o Top Of Mind entre os consumidores. No final, todos saem ganhando: sua empresa, que terá um aumento na lucratividade, os consumidores, que terão uma garantia sobre a qualidade de seus produtos e o mercado, por ter o nível de competitividade aumentado.
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