Artigos
  
Qual o papel da ecoeficiência na sua empresa?
10.jun.2019 [seg]
Qual o papel da ecoeficiência na sua empresa?



Dentro do atual contexto mundial em que as empresas estão inseridas, o conceito de desenvolvimento sustentável não pode ser tratado como apenas uma pauta a ser esquecida. Tendo isso em vista, as várias revoluções que ocorrem cada vez em menores espaços de tempo trazem consigo diversos pensamentos relacionados aos impactos da sociedade no meio ambiente e quais serão implicações no futuro. Desse modo, para se atingir o desenvolvimento sustentável uma de suas grandes atitudes vem através da ecoeficiência. A aplicação de uma produção mais limpa dentro dos processos industriais visa a melhoria da utilização das matérias-primas e um maior controle sobre resíduos gerados, diante desse conceito, apresentam-se dois métodos de controle para com os resíduos, os quais, se relacionam ao interior e ao exterior da fábrica, sendo eles a minimização dos compostos que sobram e a reutilização das emissões do processo.

Mas afinal, o que é ecoeficiência?

Ecoeficiência é a relação de produção de serviços e bens sustentáveis em grande escala de modo que seus preços sejam competitivos em relação ao mercado. Essa definição engloba diversas medidas que podem ser tomadas, pois essa otimização da produção vem de certificações ambientais até o eixo de desenvolvimento de produtos, como a troca de um composto na etapa de fabricação.

Os níveis inseridos nas etapas da produção mais limpa.

Os níveis para a redução de resíduos se referem a maneira que o processo naquela parte da produção irá trabalhar com os compostos. Como citado no parágrafo acima, na primeira etapa, há dois níveis de redução, sendo o nível 1 ligado a redução diretamente na fonte, de modo que, nesse nível ocorrem modificações no processo e no produto como a substituição de uma matéria-prima e da tecnologia utilizada. Ainda nessa etapa, o nível 2 tem o papel da reciclagem interna que ocorre em exemplos como o tratamento e reutilização da água dentro da própria indústria. Por outro lado, na etapa de reutilização das emissões do processo, no nível 3 está alocada a reciclagem externa, que se trata de certas emissões que a indústria não pode lidar e se recicla externamente a sua produção ou necessita de terceiros para o tratamento. Ainda no nível 3 se encontra os chamados “ciclos biogeoquímicos” que se referem a processos naturais de reciclagem, como a compostagem para tratamento de resíduos industriais.

E quais estratégias podem ser tomadas para se chegar em um modelo ecoeficiente?

Para chegar em um modelo de indústria ecoeficiente, as empresas tem como foco quatro estratégias, sendo elas: processos ecoeficientes internamente, desenvolvimento de produtos novos e melhores, revalorização aos resíduos e mudanças em relação ao mercado e consumidor. A criação de processos ecoeficientes tem como base o uso de tecnologias mais limpas, desse modo, uma onda de investimentos em eficiência energética e de materiais foi gerada, as empresas estão a implantar energias limpas e renováveis a suas fábricas entre outros fatores pelo retorno financeiro em curto período. Dessa forma, as medidas são internas à empresa pois trabalham com processos de sua produção e custos de funcionamento. O desenvolvimento de produtos e serviços com base no desempenho ambiental das práticas da indústria, reduz custos futuros além de criar novas oportunidades de negócio e parcerias em seu mercado. Para a revalorização de resíduos e outros subprodutos é válido ressaltar a ideia de cooperação entre empresas próximas geograficamente uma das outras, de modo que, a partir de uma parceria o trabalho com os resíduos se dê de forma organizada e eficiente para a minimização de seu impacto no meio ambiente ou que essa emissão seja modificada a fim de criar um novo produto com valor de mercado. Essa medida também auxiliaria a criação de novos negócios para as empresas dessa região. A mudança em relação ao mercado e consumidor busca unir duas outras estratégias já citadas para o fechamento de ciclo de produtos entre empresas, para maior visualização, temos como exemplo a reutilização dos resíduos de uma primeira linha de produção para a fabricação de um segundo produto, vale ressaltar ainda que essas duas linhas de produção não necessitam pertencer à mesma indústria, pois dessa forma seria a mudança de mercado, ou seja, ocorreria o alinhamento entre duas fábricas para otimização de forma ecológica de seus resíduos e subprodutos.

Portanto, qual o seu papel e benefícios?

Primeiramente, o conceito de ecoeficiência na indústria é a produção com maior volume e qualidade utilizando-se da menor quantidade de recursos além de uma baixa taxa de resíduos. Seus benefícios contemplam o menor custo com matéria-prima e tratamento de resíduos de modo que os ganhos da produção sejam estendidos, além disso o impacto ambiental de um sistema de produção comum é muito maior que um sistema ecoeficiente e seu rendimento em relação aos recursos se apresenta muito menor na comparação.

E no mundo, quais os exemplos da aplicação desse conceito? Recentemente, o grupo de centros comerciais Sonae Sierra chamou a atenção da mídia devido a economia nos gastos pela implementação de medidas sustentáveis, esse valor chegou a uma quantia de 25 milhões de euros, de fato, um número muito significativo, além disso, no Brasil, o grupo português está a instalar um gerenciamento baseado na norma ISO 14001 que está voltada a uma produção ecologicamente correta. Adentrando o mundo industrial, a Döhler, uma indústria têxtil localizada em Santa Catarina, vem sendo exemplo quando se trata a gestão sustentável e tratamento de resíduos. Atualmente, sua taxa de reciclagem interna de água é de 30% sendo que sua primeira estação de tratamento de efluentes foi criada em 1980, outra marca da Döhler S/A advém do seu aterro industrial, primeiro criado no país e da separação de todos os materiais recicláveis para reaproveitamento além do uso de gás natural em sua fábrica.

Quer nos conhecer melhor? Acesse nosso entre em contato conosco, clicando aqui!

 

Fonte: Lucas Albino

Facebook
CONSEQ - Consultoria e Soluções em Engenharia Química Júnior
Campus Sede da Universidade Estadual de Maringá - Bloco 127 - Sala 03 Maringá-PR
Telefone: 44-3011-4263 / Email: marketing@conseqconsultoria.com.br
Nexus Design