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Soluções criativas para sua empresa: Desenvolvimento de Produto.
10.jun.2019 [seg]
Soluções criativas para sua empresa: Desenvolvimento de Produto.

Como transformar seu produto em algo único, tornando-o mais competitivo.

Já pensou em inovar e fazer seu produto ser relevante no mercado? A fim de se adequar ao mercado moderno e suas exigências, algumas empresas optam pelo método PDP (Processo de Desenvolvimento de Produto). Atualizar e buscar um diferencial com o intuito de transformar produtos obsoletos é essencial para manter a sobrevivência da empresa. Esse procedimento qualifica e gera várias vantagens, tais como:

  • desenvolver produtos atuais

  • aumentar a qualidade do produto

  • aumentar o ciclo de vida do produto

  • maior aceitação do cliente


Por consequência da globalização e o ideal de modernidade líquida, as empresas precisam reinventar seus produtos para que estes acompanhem a evolução do mundo.  Com a intenção que sua companhia se desenvolva e crie competitividade, é de extrema importância que entendam a demanda seus clientes e sejam capazes de introduzir produtos com características tecnológicas e de boa qualidade, mas que ao mesmo tempo tenha conectividade com sua cultura.


Tal prática requer grandes análises, como o estudo do ciclo de vida do produto, reconhecimento situação financeira atual e outras várias práticas mercadológicas. Portanto, as análises de mercado devem ser tratadas como intrínsecas, no que tange o Processo de Desenvolvimento, pois ela possibilita a correção de gaps nos produtos em qualquer fase do procedimento.



O QUE É P&D (PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO)?

É um conjunto de ações que tem como objetivo a inovação de um produto e a melhor entrega possível que atenda a necessidade do cliente. É utilizado por empresas que querem se manter sólidas no mercado ou se consolidarem. Para isto, tais conglomerados percorrem por um caminho em busca da inovação tecnológica.

Este caminho pode ser dificultoso se não estive uma equipe capacitada para tal. As empresas devem possuir alguns recursos: pessoas, infraestrutura, máquinas, computadores, software, e o mais importante, mestres, doutores e engenheiros especializados.


COMO É REALIZADO O PROCESSO?

O Processo de Desenvolvimento pode ser compreendido em três etapas. São elas: pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento. É imprescindível que o trabalho realizado para cumpri-las seja de grande aptidão ou isso acarretará em consequências desastrosas.

Para que o processo ocorra de modo adequado, existem algumas formas para auxiliá-lo:

  • Ciclo de vida;

  • Matriz BCG;

  • Matriz Ansoff;

O ciclo de vida do produto abrange a estratégia do procedimento. Ao analisar o ciclo, torna-se mais clara qual plano deve ser traçado a fim de que o produto se mantenha no mercado e seu declínio seja evitado.

A matriz BCG (Boston Consulting Group) é uma curva que baseia-se no crescimento e declínio do produto, determinando os quatros estágios de vida do mesmo: estrela, que representa o mercado em ascensão, no qual a empresa possui uma participação muito grande e por isso o produto deve ser mantido; vaca leiteira, em que ainda há uma grande participação da empresa no mercado, porém este encontra-se estável e não em ascensão;  interrogação, o momento que a companhia começa a entrar em um mercado novo; abacaxi, o produto começa a regredir e é necessário renová-lo ou até tirá-lo de circulação. Tal método é interessante para manter a consciência dos cenários que o produto pode enfrentar e melhor seus pontos fracos.

A matriz ansoff estuda a penetração no mercado e também a possibilidade de ampliação no mesmo. Esta análise é de extrema importância para traçar os objetivos da empresa e garantir que ela tem força de atuação no mercado.

 

EM PRÁTICA:

Um grande exemplo de inovação é a Apple, uma das empresas mais renomadas do mundo. Apenas no primeiro trimestre de 2017, a multinacional investiu cerca de US$ 2,8 bilhões em pesquisa & desenvolvimento. Em 2018 foi eleita a empresa mais inovadora do mundo.

O fenômeno da Apple é tão grande que saiu do mercado voltado apenas de smartphone e se expandiu. Ao lançar o Apple Pay, a empresa revolucionou a maneira de comprar, garantindo uma experiência inusitada aos seus usuários.

Ao cadastrar o cartão no celular, há a possibilidade de realizar pagamentos apenas pelo smartphone, nos ambientes que aceitam a tecnologia. A novo serviço permitirá, em um futuro, que seus usuários saiam sem carteira e dinheiro, assim que a tecnologia for instalada em novas lojas.

Outro exemplo é o lançamento do Google Glass. Este não é um caso de sucesso. O aparelho, apesar de ter causado grande barulho na época, foi considerado um fracasso na época. Alguns anos depois, a SAMSUNG lançou um produto parecido e deu certo. Deste modo, percebe-se que o “timing” do mercado deve ser analisado criticamente. Assim, uma equipe qualificada é de extrema importância para realizar um processo de desenvolvimento de produto.


Em suma, em no âmbito empresarial de alta competitividade, internacionalização das operações e grandes avanços tecnológicos, o desenvolvimento de produtos e a inovação se fazem indispensáveis.


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Fonte: Brenda Matsukawa

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